Abre amanhã ao público em Las Vegas a Consumer Electronics Show, a maior exposição internacional de produtos de electónica. Para os amantes de gadgets e outros dispositivos é a oportunidade ideal para se porem a par das tendências da moda dos próximos tempos. Certo é que todas as grandes marcas vão dar o seu melhor para conquistar a atenção dos consumidores e ocupar um espacinho na sua sala de estar. Isto porque as novidades deste ano concentram-se na industria do entretenimento.
Cada vez menos estamos quietos, sem fazer nada. Daí que se aposte em tudo o que possa ocupar o nosso tempo. Desde os plasmas e LCDs quase gigantes até aos telemóveis com quase todas as funcionalidades que possa imaginar. Na CES há de tudo.
Mas feiras como estas também fazem pensar noutros assuntos..por exemplo, a importância das mulheres no mundo das tecnologias. Aparentemente pode parecer descabida a associação de ideias, mas pelo contrário, faz todo o sentido. Uma nova geração de mulheres interessadas em tecnologias está a emergir, mas parece que a indústria ainda não se deu conta disso e o facto é que um résumé (não muito longo) de ideias e factos nos leva a concluir que a grande maioria dos gadgets e produtos de electrónica são feitos para homens. E quando não são feitos só para eles tudo à volta do produto (desde publicidade a acções de marketing) pretende atingir o sexo masculino.
Vejamos...o estudo do grande fenómeno que é a indústria de jogos dava para qualquer coisa como uma tese, mas não precisamos de ir tão longe. Tudo em volta dos jogos e das consolas é dirigido aos homens. Jogos de tiros e de guerra, de corridas, de futebol, em que a maior parte das personagens são homens, incluindo o heroi que na generalidade tem uma mulhere para salvar. Salvo raras excepções como o Sims, ou jogos de ténis e coisas similares (não me lembro de mais nenhum, prova de que não existirão muitos mais) todos os títulos lançados pretendem atrair jovens e adultos do sexo masculino.
E pode surgir a meio desta discussão o argumento de que as mulheres não se interessam por video jogos, porque têm mais dificuldade em abastrair-se da realidade e preferem ocupar o tempo com outras coisas e blá blá blá.... O que na minha opinião está completamente errado. Se é verdade que não há muitas mulheres fãs dos video jogos, também é verdade que ninguem faz nada para que elas se interessem mais.
E eis que chegamos ao ponto da questão (depois de tanto palavreado). As tecnologias são tidas como território masculino. Cada vez mais os homens falam de futebol e do novo telemóvel, ou do plasma que compraram lá para casa, ou do jogo que não conseguem parar de jogar.
E as mulheres? O sexo feminino, é altamente discriminado no meio de tudo isto. As que percebem alguma coisa de tecnologias quando chegam a uma loja do género e se mostram interessadas nos produtos, são tratadas como crianças à procura de um brinquedo que não foi feito para a idade delas. E quando mostram algum conhecimento do produto em questão ainda levam com a pergunta: "parece estar bem informada, trabalha na área?". Sim porque, no ponto de vista da maioria, as mulheres não querem saber nada sobre plasmas e PDAs, telemóveis, computadores e afins... E o resultado é que são tratdas como estúpidas!
Contudo, acredito que isto só vai durar até à insdustria perceber o grande potencial deste segemento, eventualmente mulheres entre os 18 e os 24 anos que cresceram com produtos de tecnologia e se interessam por eles. A distância que vai entre o interesse de uma mulher por um produto e a compra efectiva do mesmo é apenas a de um publicitário ou de um empregado que não a incluiu no alvo de prováveis consumidores.
Patrícia
quarta-feira, janeiro 5
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1 comentário:
é algo que nunca ninguem se debruçou, e que quando alguem o fizer, vai reparar que é um mercado à espera de ser preenchido...
e quando isso acontecer, ng mais escapará...
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