terça-feira, janeiro 4

A onda dos blogs

Os blogs são sem dúvida um dos acontecimento do ano. Uma sondagem que inquiriu utilizadores de Internet norte-americanos concluiu que 32 milhões de pessoas tornaram-se leitores assiduos de blogs, representando um crescimento de cerca de 58 por cento em relação ao ano passado. Razões para isto são, sem duvida, o interesse e a sede das pessoas em obterem informações quase de modo imediato.
Aíás, não é um fenómeno dificil de perceber. A blogosfera tornou-se um espaço de troca de pontos de vista e discussão política. O tsunami no sudeste asiático desencadeou um movimento de pessoas que estiveram presentes na tragédia e que escrevem em blogs os seus sentimentos e perspectivas do que viram e do que está a ser feito. The South-East Asia Earthquake and Tsunami Blog é um exemplo, criado para ajudar as pessoas a encontrar ajuda mais facilmente junto das entidades competentes.
Há até quem defenda que o que é descrito nos blogs diz muito mais do que o que os jornalistas reportam. Os argumentos aprensentados são vários, os jornalistas andam de tragédia em tragédia (eu diria que estão em todas), não sofrem as verdadeiras consequências da catástrofe. Para além disso e acima de tudo estão sujeitos a condicionantes de espaço e de tempo e mesmo de critérios editoriais que os podem impedir de revelar determinados pormenores e/ou pontos de vista. Coisa que não acontece num blog. Quem tem um sabe que tudo é permitido (abençoada liberdade!).
Os ouvidos e os olhos do mundo estão, agora e mais do que nunca, em todo o lado e já não dependem apenas de um jornalista no local. Cada vez mais a blogoesfera está a provar a sua utilidade, muito para além de um mero fórum de debate de ideias. Será que não é altura para questionar o verdadeiro papel do jornalismo neste mundo em que o imediatismo é uma exigência?
São as novas tecnologias ao serviço de todos e de cada um...

Patrícia

Sem comentários: