quinta-feira, janeiro 6

Apaguem as luzes

Chovia lá fora. Era sempre esse o cenário de fundo.
Uns estores antigos semi-fechados, as bátegas gordas a baterem forte no plástico e aquele som arranhado, sujo, despreocupado, violento.
Nirvana seria assim para mim durante toda a minha puberdade, assim como provavelmente de milhões de adolescentes pelo mundo. E como toda a música que nos acompanha nessas batalhas pela emancipação, foram temas como "Come as You Are" e "Dumb" que me fizeram entender que às vezes o copo tem de transbordar, esvaziar - para poder voltar a encher. A raiva e a angústia saíam assim da alma, num mundo muito próprio.
Na colectânea definitiva "Nirvana - With the Lights Out" existe um pedaço de nós, de quem viveu o grunge americano. Um pack de 3 cds e um DVD, profundamente destinado ao coleccionador, que conta ainda com um booklet extenso repleto de fotos, datas e comentários de membros da banda e de quem a acompanhou durante anos.
"Polly", "About a girl", "Dumb", "Pennyroyal Tea" são velhas conhecidas, que têm agora oportunidade de ser ouvidas pela voz incoerente de Kurt Cobain, sozinho, com uma guitarra acústica, em sua própria casa ou no estúdio, entre gravações dos discos. Algumas são bootlegs, outras sao bocados de cassetes, outras são gravações de actuações ao vivo, outras ainda são meros improvisos. Ou seja, são do melhor. São aquilo que os Nirvana e principalmente Kurt Cobain eram verdadeiramente. Algo cru, desarranjado, puro, verdadeiro.
Nos temas ao vivo percebe-se enfim (assim como já dava para perceber no "From the muddy banks of the Whiska") que os Nirvana não primavam pela qualidade de som ou no respeito pelos originais de estúdio quando andavam na estrada. Muitas vezes apenas soa a ruído, mas há que perceber que na presença da música em si, no local, com a multidão efervescida, a qualidade sonora pouco importava.
Já no DVD encontram-se pérolas como a primeira vez que Kurt toca "About a Girl", sempre de cara virada para a parede, com o resto da banda atrás, no quarto de sua casa. Ou a primeira vez que tocaram fora do Estado de Washington ou no estrangeiro, ou ainda a primeira vez que Dave Grhol toca como baterista dos Nirvana. Ainda assim, o DVD peca por ser pequeno e com alguns videos de pouca qualidade visual (a maioria em video amador).
Kurt Cobain morreu prematuramente como sabemos, mas deixou um legado que jamais será esquecido. E esta edição de coleccionador prova exactamente isso.
Passados tantos anos, penso que será justo assumir que se Cobain nao tivesse morrido e os Nirvana acabado, a morte da banda seria dolorosa e inglória (como aconteceu à maioria das bandas grunge da epóca). Assim, talvez tenha sido por bem (dentro do mal) que tenham acabado no auge da suas carreiras. Gone with a bang.
Há memórias que têm a sua própria banda sonora.
No meu caso, Nirvana está na maior parte delas.

Filipe

Sem comentários: