segunda-feira, fevereiro 28

Dias comuns

A distância, não só nos separa, como obriga a deixar pelo caminho algumas das coisas inquestionáveis que colocávamos como número um na nossa lista de prioridades.
Depois de algum tempo em que só conseguimos falar com as pessoas pelo telefone, vamo-nos esquecendo do seu aniversário, das datas importantes. As sms a pergutnar como correu o dia perdem todo o sentido porque já não fazemos ideia do que aconteceu em todos os outros dias que ficaram para trás. E quando nos damos conta temos coversas de circunstância. Ao responder à pergunta "Está tudo bem?" acabamos sempre por dizer que "está tudo na mesma", porque contar o que está mal implicaria recuperar o tempo perdido que em muitos casos, é já irrecuperável.
Sinto que assim seja com alguns dos meus amigo. Deixamos de ter os mesmos lugares comuns, amigos comuns, interesses comuns, programas e saídas comuns, enfim... tudo isso fica arrumado a um canto, numa caixa onde guardamos as melhores recordações daqueles tempos em que as horas dos dias eram passadas a contar o que tinhamos vivido ao segundo.
Sinto que assim seja.

sexta-feira, fevereiro 25

A little song to remind us that...

Don't stray
Don't ever go away
I should be much too smart for this
You know it gets the better
Of me
Sometimes
When you and I collide
I fall into an ocean of you
Pull me out in time
Don't let me drown
Let me down
I say it's all because of you
And here I
Go
Losing my
Control
I'm practising your name
So I can say it
To your face it doesn't
Seem right
To look you in the eye
And let all the things
You mean to me
Come tumbling out my mouth
Indeed it's time
Tell you why
I say it's
Infinitely true
Say you'll stay
Don't come and go
Like you do
Sway my way
Yeah I need to know
All about you
And there's no cure
And no way to be sure
Why everythings turned inside out
Instilling so much doubt
It makes me so tired
I feel so uninspired
My head is battling with my heart
My logic has been torn apart
And now
It all turns sour
Come sweeten
Every afternoon
Say you'll stay
Don't come and go
Like you do
Sway my way
Yeah I need to know
All about you
Say you'll Stay
Don't come and go
Like you do
Sway my way
Yeah I need to know
All about you
Its all because of you
Its all because of you
Now it all turns sour
Come sweeten
Every afternoon
It's time
Tell you why
I say it's
Infinitely true
Say you'll stay

Sway, Bic Runga

terça-feira, fevereiro 22

Sonoridades

Naquele Natal pedi um rádio ao meu pai. Ele fez-me a vontade. Poucas pessoas na aldeia tinham uma aparelhagem com leito de CDs ou sequer sabiam o que isso era.
O meu pai acatou o meu pedido e ofereceu-me justamente um rádio branco com um deck de cassetes. Eu andava com aquilo para todo o lado. Fazia gravações toscas de músicas que eu gostava e que passavam na rádio. Confesso que ainda telefonei uma ou duas vezes para um daqueles programas de "discos pedidos" só para passarem a música para eu a gravar. Guardo numa caixinha algumas dessas cassetes. Até pareço uma velha a falar, mas de facto numa altura em que se fala já de CDs que também já são DVDs (o que diga-se nos fará poupar uma pipa de massa, ou tralvez não), o tempo das cassetes parece uma coisa de outro século.
Lembro-me que o meu primo Carlitos, que hoje de "litos" já tem pouco ou nada, ouvia muito Bryan Adams, Roxete, Aerosmith, Police. E eu ouvia o que ele ouvia e não sabia se gostava porque era isso que passava no meu rádio branco,era isso e pouco mais. Um dia a remexer nas coisas antigas do meu pai descobri que tinha (e ainda tem porque faço questão em preservar) uma colecção de discos de vinil incrivel. Quando comecei a ter faro para a descoberta comecei a perceber como é que o velho giradiscos funcionava. Era confuso para mim como é que uma agulha e um prato preto poderia tocar coisas tão bonitas. Da colecção fazem parte alguns nomes que me recuso a mencionar, e outros como os Beatles, Daddy Cool, ABBA enfim...uma parafernália de sonoridades que só muito mais tarde vim a perceber a história. O meu pai insistia em dizer que já nao se fazia musica como antigamente e eu acreditava, claro.
Quando olho para trás, hoje penso se não será mesmo razão. Porque hoje os grupos que aparecem, desaparecem do modo como chegaram, num ápice. Fixamos uma ou outra musica, cantarolamos aquilo durante uns tempos e depois esquecemos...
Há uma altura na nossa vida em que começamos a absorver influências como uma esponja. E de repente começamos a ouvir o que os nossos amigos ouvem, até encontrarmos uma sonoridade que realmente nos agrade...Não posso dizer que tenha assim um estilo musical de que goste. Mas eu também sou suspeita para falar. Simplesmente não consigo decidir entre azul e amarelo, doce ou amargo, praia ou campo, enfim... E por isso mesmo continuo a ouvir um pouco de tudo. Não sei se isso será bom ou mau, mas foi assim que tudo começou é provavelmente será assim até... o giradiscos ainda está la arrumado com o rádio e as cassetes. Um dia os Cds também farão parte da colecção.